A criação do curso de Pedagogia na década de
1930 no Brasil ocorreu em um período propício para discussões educacionais, em
virtude do conjunto de acontecimentos socioeconômicos e culturais da década,
principalmente pela revolução de 30. Esse período é reconhecido como um marco
na evolução pedagógica no país.
A criação do curso de Pedagogia nos anos finais
da década de 1930 no Brasil ocorreu em um período conturbado, no interior do Estado
Novo. Naquele momento as discussões educacionais eram realizadas por vertentes
diferentes da intelectualidade ligada à educação. O Curso de Pedagogia nasce
articulado à formação do professor, mais precisamente em 1939, e fruto de
dissensões no campo educacional. As transformações no setor econômico, político
e social acarretaram modificações na área educacional em função de ideais
pedagógicos pautados no ideário escolanovista, do qual o movimento dos
Pioneiros da Educação Nova é uma das expressões. Destacaram-se também, nesse
período, a defesa da formação docente em nível superior, se possível na
universidade, essa também objeto de instigantes debates que propunham a sua
criação.
Neste contexto, o Curso de Pedagogia foi criado
pelo Decreto-Lei n. 1190, de quatro de abril de 1939, por ocasião da
organização da Faculdade Nacional de Filosofia, parte da Universidade do Brasil
– projeto do então Ministro da Educação Gustavo
Capanema, no governo de Getúlio Vargas – na qual
se transformou a Universidade do Distrito Federal, encerrada no mesmo ano.
Foram criadas quatro seções, seção de filosofia, seção de ciências, seção de
letras e seção de pedagogia, entre as quais se distribuíam os cursos regulares
de Filosofia, Matemática, Química, Física, História Natural, Geografia,
História, Ciências Sociais, Letras, Pedagogia e Didática. Inicialmente, o Curso
de Pedagogia formava bacharéis, respeitando o “padrão federal” curricular num
esquema chamado 3 + 1, no qual o bacharel, formado em um curso com duração de
três anos, que desejasse se licenciar completaria seus estudos com mais um ano
no Curso de Didática. Os Bacharéis em Pedagogia atuariam em cargos técnicos de educação
no Ministério da Educação e os licenciados, ao concluírem o Curso de
Didática, estariam habilitados ao magistério no
ensino secundário e normal. A organização da Faculdade Nacional de Filosofia da
Universidade do Brasil fez parte de um contexto
social, econômico e político que envolveu, desde meados da década de 1930, a
formação dos professores em nível universitário ou superior. Os anos de 1930
foram marcados por um intenso debate político relacionado às questões educacionais,
destacando-se as discussões sobre a formação docente. Entre as questões que se
discutiam com relação à reforma educacional,havia um consenso de que a educação
possuía um papel fundamental na construção de um Estado Nacional moderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário